Performance BMW 130i Steptronic

Sessão destinada a Série 1

Performance BMW 130i Steptronic

Mensagempor loudenvier » 22 Jul 2014, 16:32

Pessoal, acabei de voltar da rua onde fiz as medições de 0-100 na minha BMW 130i. Fiquei bem empolgado!!! Usei o TORQUE + conector OBDII para medir a velocidade real do veículo. Agora, vocês não imaginam a dificuldade que é fazer a tomada de velocidade do 0-100 corretamente com uma BMW com Steptronic. Olha só as combinações possíveis:

Controle de tração:
DTC ON (tecle 1 vez no DTC: para pisos escorregadios, dizem que dá mais performance)
DSC OFF (stability control off: você tem que controlar a derrapagem: tecle demoradamente no DTC até desligar o DSC completamente)

DTC é uma subfunção do DSC!!!

Modo do câmbio
DS auto (o steptronic faz as mudanças para você)
DS M1 (usando o manual saindo de 1a marcha)
DS M2 (usando o manual saindo de 2a marcha)

Temos então 2 x 3 = 6 modos diferentes de arrancadas

Mas temos ainda outro fator: a pré-aceleração usando o freio durante a arrancada. Você deve subir o giro até uma faixa otimizada e soltar o freio. Eu testei até os 2.000, 2.500 e 1.800 RPM... mas não tenho como falar qual foi o melhor, porque eu precisaria fazer tudo isto anotando cada uma das tomadas, e, o mesmo tipo de tomada tem até .5s de diferença se der qualquer merda durante a execução (DTC acionar, kick-down baixar uma marcha, etc.)

Como o Torque bate a velocidade com o GPS também (além da velocidade real do OBDII) a medição é bem precisa...

1) 6.98s (DTC ON + DS AUTO + 2000RPM)
2) 7.28s (DSC OFF + DS M1 + 2000RPM) [derrapei por quase 1s]
3) 6.72s (DSC OFF + DS M2 + 1800RMP)
4) 6.73s (DTC ON + DS auto + 2000RPM) [igual à primeira, provavelmente não destracionou na largada, devo ter saído com mais de 2000 na primeira, ou menos de 2000 nessa)
5) 6.32s (DTC ON + DS auto + 1800RPM) [foi simplesmente PERFEITA arrancada, não destracionou nada... eu ri já na saída)
6) 6.54s (DSC OFF + DS M1 + 1500RPM) [acabou derrapando na largada, é muito difícil controlar sem embreagem!)
7) 6.75s (DSC OFF + DS M1 + 1500RPM) [sei lá o que deu errado]
8) 7.30s (DSC OFF + DS AUTO + 1500RPM) [controlei a derrapagem, mas quando comecei a pisar mais forte o carro fez kick-down e desceu uma marcha no meio da tomada)

Bom, o interessante é que descobri que meu carro é BEM mais rápido do que eu imaginava, pois achava que o Steptronic diminuiria em muito o 0-100 (tanto que nunca parei pra medir antes). Tinha acreditado em informações que com nossa gasolina, mesmo PODIUM, por ter 25% de álcool, que a potência não seria a mesma lá de fora, que o tempo seria perto dos 6,9s, etc.

Como consegui 6,32s no auto, tenho quase certeza que consigo baixar pelo menos 1s, ou 1,5s disso quando acertar uma saída com DTC OFF e no manual)

(este post foi colocado originalmente em outro tópico e duplicado aqui para evitar roubar o outro tópico!)

EDIT: Vídeo com meu melhor tempo:

Mais uma tomada de Shell V-POWER NITRO+ agora com o tanque pela metade... Já estou a 0.07s da PODIUM huaauhuahu (ou seja: nenhuma diferença significativa)

https://www.youtube.com/watch?v=Siv7NnfwxJ8
Editado pela última vez por loudenvier em 23 Jul 2014, 16:07, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

Re: Performanca BMW 130i steptronic

Mensagempor egennari » 22 Jul 2014, 17:16

Fala Loudenvier,

Mais uma vez parabéns!!!

A 130i provando o que todo mundo já sabe......o carro é forte mesmo!!! Mesmo com esse lixo de E25 +gasol que somos obrigados a usar!!

Abração!
Avatar do usuário
egennari
Especialista
Especialista
 
Mensagens: 453
Registrado em: 29 Dez 2013, 13:43
Modelo:
Localização:

Re: Performanca BMW 130i steptronic

Mensagempor loudenvier » 22 Jul 2014, 17:43

Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

Re: Performanca BMW 130i steptronic

Mensagempor loudenvier » 22 Jul 2014, 18:15

Vídeos de algumas tomadas ruins mostrando a dificuldade de acertar o tempo com o Steptronic:

https://www.youtube.com/watch?v=pSMzAkf ... e=youtu.be (6.987s - DTC 1 CLICK + M1 + 2000RPM) me ferrei na aceleração inicial e o DTC acionou...

https://www.youtube.com/watch?v=m58g0AEETnQ (6.83s - DTC OFF + DS + ????RPM - o celular não filmou)

Nota: eu editei o vídeo, frame à frame, até chegar no momento que o ponteiro de velocidade começa a mexer, aí voltei 2 frames e cortei pra trás e então coloquei o cronômetro... Assim qualqeur um pode usar pausa para parar o vídeo no 100km/h e ver o valor do cronômetro.. Melhor baixar e usar o VLC Player, para avançar quadro a quadro!
Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

Re: Performanca BMW 130i steptronic

Mensagempor thiagobmw120i » 23 Jul 2014, 00:15

Parabéns pela matéria!
Avatar do usuário
thiagobmw120i
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 87
Registrado em: 08 Mai 2014, 19:31
Modelo:

Re: Performanca BMW 130i steptronic

Mensagempor loudenvier » 23 Jul 2014, 00:17

Mais um vídeo mostrando como é difícil arrancar com o Steptronic e as diferentes configurações de DTC... Vocês notarão que estou ficando fera em colocar cronômetros agora, baixei o Movie Studio Platinnum e aprendi a criar máscaras, overlays, timecodes... Nada que ócio não crie! Tem duas tomadas de tempo, a primeira eu ferro tudo... a segunda é melhor em 6.542s.... O vídeo foi cortado logo depois pois recebi uma ligação telefônica, então copiei a última frame do vídeo e a mantive congelada para vocês poderem ler o valor... Acho que consigo chegar nos 6.1s!!!

https://www.youtube.com/watch?v=CURSHJ1nEa0

(eu fiz outra versão com o frame final mais longo da última tomada, mas não dá para substituir no youtube e não tô com saco de subir de novo... Deu 6.542s... é só dar pausa perto do final!!!)
Editado pela última vez por loudenvier em 23 Jul 2014, 00:28, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

Re: Performanca BMW 130i steptronic

Mensagempor thiagobmw120i » 23 Jul 2014, 00:26

Boa garoto!!!!
Avatar do usuário
thiagobmw120i
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 87
Registrado em: 08 Mai 2014, 19:31
Modelo:

Re: Performanca BMW 130i steptronic

Mensagempor felipe teixeira » 23 Jul 2014, 12:43

Anda bem também hein .... meus deus !

Ex. VW Fox Plus 1.6 2007
Ex. Hyundai i30 2.0 2012
Ex. BMW X1 sDrive 18i 2013
Ex. BMW 320i GP 2014
Ex. Land Rover Evoque Dynamic 2014
Ex. BMW 320i Sport 2015
Ex. BMW M235i 2015
Ex. Audi TT Ambition 2016
Atual BMW X6 35i 2017
Avatar do usuário
felipe teixeira
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 807
Registrado em: 14 Fev 2014, 10:14
Modelo:
Localização:

Re: Performance BMW 130i Steptronic

Mensagempor loudenvier » 23 Jul 2014, 23:58

Esse vídeo aqui obviamente não é meu, mas é ALUCINANTE... A BMW 130i correndo contra o Subaru WRX 2008:

https://www.youtube.com/watch?v=OdQCSE_k59g

(Não sei se esse subaru era já o de 275cv ou o de 230cv...)
Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

Re: Performance BMW 130i Steptronic

Mensagempor PilotMartyMcFly » 24 Jul 2014, 08:45

loudenvier, muito bacana. Parabéns pelos testes cara.

Você usa algum filtro esportivo?

Agora, dentre todas as opções que você testou...qual é a que você acha que se adéqua melhor em uma puxada de 0-100?

1º - DTC on (que é muito usado para trafegar em lama ou neve)
2º - DSC off (todos os controles desligados)
3º - Manter um pé no acelerador e outro no freio para subir o giro entre 2.000 e 3.000 RPM antes de arrancar.
4º - Deixar o câmbio em modo manual ao invés do automático DS
5º - Deixar tudo normal e arrancar.

Será que dá muita diferença entre uma coisa e outra? De todas essas arrancadas que você fez, qual é a melhor performance?

Estou querendo baixar um programinha tb para testar, só que não pára de chover em Ctba, aí não dá. rs
118 2014
PilotMartyMcFly
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 843
Registrado em: 04 Jul 2013, 09:49
Localização: Curitiba/RJ
Modelo:

Próximo

Voltar para Serie 1 - (118i, 120i, 130i, 120i Cabrio e 135i Coupé ) (E87, E81, E82, E88...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante