ESTUDO COMPRA DE UMA 130i

Sessão destinada a Série 1

ESTUDO COMPRA DE UMA 130i

Mensagempor Alef » 09 Nov 2015, 10:28

Boa dia amigos,

Estou estudando compra de uma BMW 130i Sport 07/08 no começo de Janeiro 2016.Tenho algumas dúvidas sobre carro.

Venho de carros uno 1.0, celta 1.0 e strada 1.4 e hoje procuro performance a 130i ou a versão Sport me trariam desempenho digamos "adrenalina ao dirigir"?

Investir um valor de R$60.000,00 numa BMW ano 07/08, seria mais vantajo do que adquirir carro mais novo só que com performance menor tipo jetta, cruze e focus?

Seria um carro para ter durante uns 5 anos?


Att,
Alef Rodrigues
Alef
Novato
Novato
 
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Nov 2015, 10:04
Modelo:
Localização:

Re: ESTUDO COMPRA DE UMA 130i

Mensagempor loudenvier » 09 Nov 2015, 11:42

Sorte sua que estou vendendo a minha :-) Até onde sei a mais nova nessa "idade" e certamente a mais bem cuidada que conheço... mas você quer saber sobre o carro, vamos lá:

Se procura adrenalina para dirigir por um preço acessível sinceramente acho a 130i a melhor compra do mercado. ~R$ 60.000 para 265cv de potência com tração traseira, com a confiabilidade do motor N52 não existe no mercado.

Quando se tem potência parecida, ou o carro é mexido (Jetta, A3, C30 por exemplo, pra andar junto tem que ser mexido), e mesmo assim ainda terão tração dianteira, ou não é confiável (SUBARU WRX, etc.). Se procura adrenalina não basta potência, o IDEAL é a tração traseira, o carro fica um milhão de vezes mais divertido.

O desempenho da 130i é de nível de esportivo mesmo, só hoje em dia, com a banalização do turbo é que vemos uma relativa quantidade de carros com performance igual ou superior. Com motor aspirado até mesmo hoje é difícil achar quem ande mais... Só nos tops esportivos de Mercedes e BMW de uns anos atrás (os atuais são todos turbo).

Se você procura performance, considero essa a ordem de custo x benefício atual (sem considerar preparação de motor, etc. que não agrada todos):

1) 130i
2) C30 T5
3) Jetta TSi /Civic Si
4) A3 (de 2009 até o fim do modelo 2.0, pois antes de 2009 ele usava correia dentada, que é muito caro de trocar, depois passou a usar corrente).
5) DS3 (mas só fica mesmo divertido com um chip!)

Esquece Cruze e Focus, não estão nem perto na performance desses carros. Se preza desempenho em um carro mais normal (não esportivo), vá de Azera (antigo), Fusion V6 (mesmo assim não é tão veloz), Toyota Camry até 2010, Honda Accord V6... pois esses são confiáveis e tem performance de sobra... Mas talvez não sejam do seu perfil.

A 130i foi o considerado o carro mais resistente do mundo pela famosa revista alemã AutoBild. Em 100.000km não houve absolutamente NADA com o carro. Fato inédito nos 40 anos de revista.

Contudo, BMW em geral tem problemas eletrônicos como seu ponto fraco, mesmo sendo RAROS. Tivemos amigos com 130i com problemas nos sensores de ABS... Outros no reator do Xenon... mas não sabemos aqui no fórum de problemas realmente sérios, nem há qualquer relato de problemas crônicos.

Uma coisa que ocorre com maios incidência é a queima de bobina. Isso é comum em motores de altíssimo desempenho como o N52 da 130i. Não causa problema no carro e o conserto é trivial. Até hoje, em 8 anos, só queimou 1 minha.

Seus custos serão mais com PNEU (são caros, pois são aro 18 e largos), pastilhas (não tão caras, mas tem que fugir da BMW), óleo (são 6,5L e tem que colocar óleo top)... mas, sinceramente, se não fosse a bobina queimada, eu não gastei nem R$ 1.000 com o carro em 2 anos...

Claro, se tiver que trocar amortecedores, vai pagar uns R$ 4.000.... Mas os amortecedores do meu Honda Fit saem os 4 por R$ 3650... No Brasil é caro mesmo.

Mas tem que procurar direitinho, tem gente que não cuida bem do seu carro, que esmerilha o mesmo em track days da vida, só anda estourando o motor... Só mesmo vendo a CARA e conversando com o dono pra saber. Fuja de concessionárias e revendedores. Se não puder "sentir" qual era a do dono, não compre o carro. Pegar uma BMW, qualquer uma, com problemas é uma dor de cabeça que vc não quererá ter.

Para referência, dá uma olhada no tópico do meu carro, sei que ele está longe de você e que é 1 ano mais velho do que vc quer, mas vai dar para vc ter uma ideia do que procurar em uma 130i boa de verdade:

viewtopic.php?f=19&t=7290
Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

Re: ESTUDO COMPRA DE UMA 130i

Mensagempor loudenvier » 09 Nov 2015, 11:47

Ah, esqueci, provavelmente o maior empecilho para realizar este sonho seja o preço do seguro. Eu pago R$ 4.400 no seguro da minha 130i, FIPE R$ 69.700 (quando fiz o seguro), morador do RJ, Barra da Tijuca, 39 anos, casado e bônus máximo...
Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

Re: ESTUDO COMPRA DE UMA 130i

Mensagempor Alef » 09 Nov 2015, 13:53

Boa tarde,

Primeiramente muito obrigado pela analise e resposta de cada tópico.

Questão de fugir de revendedoras ou concessionárias vai ser complicado pois de 6 anúncios 2 são particular, porém tem anúncio particular de uma preta, com aros preto fosco do jeito que eu quero, dono especificou detalhes, acredito que entende e cuida do carro que tem.Aqui tem autódromo mas é fechado para track days.

Como ela anda em um asfalto ruim com multiplicáveis infernais tapa buraco?

Poderá me dizer qual diferença do 130i ao 130i M?M quer dizer versão mais Sport mas vejo 130 por ai sem M com descrição Sport.

Como diz seguro morreu de velho, desde meus tempo de moto sempre fiz seguro.Acredito pela minha idade 21 anos "muleke inconsequente" como eles entendem será valor bem mais alto.

Quais seriam detalhes a se atentar ao fazer teste drive numa 130i?

Olhei sua BM no webmotors com certeza grande máquina, bela cor.
Alef
Novato
Novato
 
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Nov 2015, 10:04
Modelo:
Localização:

Re: ESTUDO COMPRA DE UMA 130i

Mensagempor loudenvier » 09 Nov 2015, 21:42

Se a 130i estiver com pneus normais, não é tão desconfortável nem dura como poderiam dizer, mesmo TODAS tendo a suspensão M de fábrica (aqui no Brasil, lá fora se encontra 130i com suspensão normal). Ela é mais baixa que a 120i. Todas, até onde sei, são o mesmo modelo... só muda, talvez, que a sport seja 3 portas... Vê se não é isso... Raríssimas são manuais.

Acho que deve se atentar para amortecedores, barulhos estranhos na suspensão, e qualquer aviso no painel. O ideal é passar um scanner, mas lembrando que tem um monte de falhas que ficam registradas que não são sérias, mas podem assustar. Tem que saber interpretar o erro informado pelo scanner tb.
Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

Re: ESTUDO COMPRA DE UMA 130i

Mensagempor fkargel » 17 Nov 2015, 13:22

Alef, faz 30 dias que comprei uma I130 2009.

Resumidamente ela é espetacular em todos os sentidos.....Força, velocidade e dirigibilidade.. Sem duvida, meu melhor brinquedo até hoje.
Anteriormente tinha um Jetta 2014 TSi, que no meu ponto de vista era a top em velocidade. Me enganei absurdamente.... Primeira volta coma I130, percebi meu erro.

Ela é extremamente máxima em tudo. O consumo pode ser elevado, mas nada absurdo com o que ela disponibiliza a você. No português básico, para o que ela te oferece o consumo e bom.

O Cara é um tesão.
fkargel
Novato
Novato
 
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Nov 2015, 13:12
Modelo:
Localização:

Re: ESTUDO COMPRA DE UMA 130i

Mensagempor afl76 » 17 Nov 2015, 14:42

afl76
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 46
Registrado em: 29 Set 2015, 12:27
Modelo:
Localização:

Re: ESTUDO COMPRA DE UMA 130i

Mensagempor cauemarques » 23 Nov 2015, 20:07

Cara, experiência própria.. Seguro para esse carro é difícil, ainda mais para < 26 anos. Eu estava atrás de uma 130i, porém não encontrei seguro para ela, uma 2010.. uma 2008 é mais difícil ainda.
cauemarques
Novato
Novato
 
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Out 2015, 08:52
Modelo:
Localização:

Re: ESTUDO COMPRA DE UMA 130i

Mensagempor depacecel » 28 Nov 2015, 10:46

Bom dia, estou avaliando a compra de uma BMW 130i disponível em minha cidade, alias, pelo que estou pesquisando, a unica a venda no brasil na cor e configuração dela. Linda!
ja a olhei umas tres ou quatro vezes, inclusive fiz um test drive. Esta andando perfeitamente, a pintura foi revitalizada, bancos de couro em perfeito estado, só a parte plastica do volante esta com estado um pouco desgastado. O painel indica cerca 52 ou 55 mil km rodados
Mas ela esta com alguns problemas cruciais>
Nao possui os manuais do proprietário e de serviço.
Nao possui chave reserva
liguei na concessionaria BMW daqui, e com o numero dos chassis eles nao tem o historico de passagem dela naquela concessionaria, disseram que basta levar as chaves que eles podem verificar quando foi o ultimo servico em concessionaria, Os manuais eles vendem mais vai ficar em uns 600 reais os dois manuais e mais uns 300 reais pra fazer o check das chaves. Ja a copia das chaves vai custar uns R$ 3000,00.

O que vocês acham, da pra se corrigir os problemas, encomendando os manuais, fazendo a copia das chaves....mas vc acham que é fria comprar um carro nestas condicoes...
agradeco se alguem me responder e nao me ignorar...
depacecel
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 131
Registrado em: 22 Out 2015, 18:42
Modelo:
Localização:

Re: ESTUDO COMPRA DE UMA 130i

Mensagempor EBAM » 28 Nov 2015, 21:47

Sei nao viu... mas isso me cheira carro de leilão ou recuperado.
"The Ultimate Driving Machine"
[ BMW 120i Sport GP - LCi - 2016 ]
Avatar do usuário
EBAM
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 88
Registrado em: 08 Nov 2015, 08:22
Modelo:
Localização:

Próximo

Voltar para Serie 1 - (118i, 120i, 130i, 120i Cabrio e 135i Coupé ) (E87, E81, E82, E88...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes