Orientações para lavar/limpar o motor

Discussões gerais sobre a BMW

Orientações para lavar/limpar o motor

Mensagempor AndreST » 23 Fev 2015, 00:07

Pessoal,

Dei uma procurada aqui no fórum e não encontrei nada. Resolvi dar uma olhada na internet, mas se puderem compartilhar dicas e maneiras para lavar ou limpar o compartimento do motor.

Nunca deixei lavarem com jato da água, tenho um receio bem grande devido algumas peças e sensores eletrônicos. E sempre que mando lavar o carro, sempre reforço que não precisa lavar nem limpar o motor.

Vi na internet sobre a lavagem a seco e com produtos biodegradáveis que não comprometem os plásticos nem as borrachas.

O que costumo fazer é só passar um pano úmido mesmo.

Abs
AndreST
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 53
Registrado em: 13 Jan 2015, 09:40
Modelo:
Localização:

Re: Orientações para lavar/limpar o motor

Mensagempor loudenvier » 24 Fev 2015, 15:25

Nunca lave o motor... Pano úmido no máximo!
Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

Re: Orientações para lavar/limpar o motor

Mensagempor fabio_sd » 24 Fev 2015, 15:57

Não use água. Existem sprays e produtos específicos para isto. O que eu normalmente uso é o que o loudenvier falou: pano úmido. Se limpar sempre, não dá sujeira pesada e não precisará lavar. Mas se tem sujeira acumulada, aí vai dar um pouco mais de trabalho. Nas regiões onde houver óleo com poeira impregnada, jogue um spray de micro-oleo (tipo WD40) e limpe a sujeira em seguida com um trapo de pano (que será descartado). Utilize também uma pequena trincha de pintura, bem macia, meia polegada, para acessar os cantos mais difíceis. Também pode usar silicone spray, que além de dissolver a sujeira, deixa uma camada protetora, sem agredir borrachas e plásticos, que pode ser o caso dos óleos e solventes. Tire todo e qualquer excesso com trapos de pano e/ou estopa. Depois passe um pano seco para dar acabamento nas partes mais visíveis. As laterais de lata pintada, lave com cuidado, como pouca água e shampoo automotivo. Enxugue e encere. Aquela proteção anti-ruído do capô você pode aspirar e limpar com uma escova macia, depois um pano úmido. Se tiver muito encardido e/ou sem cor, use silicone líquido com uma esponja, em pouca quantidade, nada de excessos. Pronto!
Fabio_SD
Avatar do usuário
fabio_sd
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 55
Registrado em: 24 Dez 2014, 21:39
Modelo:
Localização:

Re: Orientações para lavar/limpar o motor

Mensagempor Leandro Frantz » 29 Abr 2015, 14:45

Eu uso pequena quantidade de silicone spray, depois passo pincel esparramando o silicone por todo o compartimento motor. o visual fica bonito e brilhante
Leandro Frantz
Novato
Novato
 
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Abr 2015, 14:32
Modelo:
Localização:

Re: Orientações para lavar/limpar o motor

Mensagempor Serginho Arnoud » 17 Set 2015, 19:11

Meu motor tá bem podre. Carro tá com 100.000km rodados e acho que nunca foi limpo hehe
Ele tá com bastante sujeira de óleo com poeira grudada no bloco e periféricos. To pensando seriamente em isolar os conectores mais expostos e limpar com WD-40 e mangueira. Ninguém nunca fez isso?
ex 120i E87
atual 325i E46
Avatar do usuário
Serginho Arnoud
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 74
Registrado em: 08 Out 2013, 16:17
Modelo:
Localização:

Re: Orientações para lavar/limpar o motor

Mensagempor loudenvier » 17 Set 2015, 22:50

Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

Re: Orientações para lavar/limpar o motor

Mensagempor RFantini » 19 Jan 2016, 06:02

Eu retiro o máximo de acabamento plástico possível, a parte do filtro do AC retiro tudo e lavo separadamente, espero secar e hidrato as peças com silicone. Para tirar poeira uso pincel seco. E pano úmido para finalizar até onde a mão alcança.

No capô eu coloco um plástico ou lona em cima do motor tampando a frente toda os para lamas ate o parabisa e jogo água (assim não corre o risco de molhar o cofre) e lavo com shampoo que uso para lavar o carro micro fibra e pincel nas partes de difícil acesso. Depois cera.

E muita paciência e cuidado kkkkkkkkk
BMW 320i TwinPower Turbo
Ex.: BMW 323i, BMW 118i
Avatar do usuário
RFantini
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 176
Registrado em: 03 Set 2013, 20:15
Modelo:
Localização:


Voltar para Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

cron